Pular para o conteúdo principal

Como planejar escrever um livro.



Muitas pessoas com quem converso falam que gostariam de escrever algum tipo de romance, seja de terror, suspense, aventura, ficção científica etc... Essas pessoas chegam até a falar todo o conceito do livro, ou seja, contam de forma reduzida as bases de sua trama, mas nunca  escrevem realmente. Durante algum tempo isso também aconteceu comigo, mas consegui resolver esse pequeno problema de uma forma bastante simples que vou passar para vocês. Eu desenvolvi uma espécie de método que funcionou muito bem para mim e que certamente vai ajudar qualquer pessoa que tenha o desejo de escrever um romance, seja do gênero que for, eu utilizei este método para escrever meus três romances: "Érebus", Cruz de Fogo" e "Noites sem Lua". Também estou usando para escrever meus próximos livros "Nyx", "Hellius" e "Caos"; e você vai usar para escrever o seu também.

Antes de iniciarmos no passo a passo para a construção do livro é preciso dizer que você, autor, deve encarar todo o processo que estamos prestes a começar, assim como aqueles que você fará no futuro, como um projeto importante para a sua vida. Porém para efeito desta postagem vou apresentar 8 conceitos básicos e fáceis de colocar em prática que você já poderá aplicar assim que terminar de ler aqui. Vamos lá.

1: Escolha o gênero do seu livro.

Decida antecipadamente se seu livro será um terror, suspense, romântico, aventura, ficção científica ou outro. Fazer esta escolha vai lhe dar uma linha pela qual seguir, pois não há nada mais estranho do que você ler um livro cuja trama fica saltando de um gênero para outro; alguns autores como Dean Koontz conseguem fazer isso em alguns livros com sucesso, mas a maioria fracassa ao tentar fazê-lo, portanto, defina agora seu gênero para este projeto.

Caso você esteja em dúvida eis aqui uma lista com alguns gêneros para ajudar na sua escolha:
Policial, psicológico, terror, suspense, drama, comédia, ficção, distopia...

2: Crie uma sinopse para seu livro

Você pode estar achando que começar seu projeto pela sinopse não é uma boa ideia, mas fazer isso vai servir para lhe dar um norte; escrever uma sinopse antes de começar a escrever a história vai fazer com que você enxergue um panorama da trama antecipadamente e vai lhe ajudar nas próximas etapas do projeto. Além disso, futuramente esta sinopse inicial será modificada.
Veja a postagem: "Como escrever uma boa sinopse para seu livro" para informações mais detalhadas sobre este tópico.

3: Divida sua trama em 20 capítulos iniciais.

O número de capítulos pode variar de acordo com o que você achar melhor, mas eu sugiro 20 capítulos para que possamos ter uma meta total razoável de páginas escritas.

4: Crie um evento principal.

Sua trama deve estar ancorada em algo; um acontecimento que vai se desdobrar ou para o qual as coisas vão convergir. Este será o primeiro capítulo que você vai escrever, mas não precisa ser necessariamente o primeiro que o leitor verá ao começar a ler seu livro.
Quando escrevi meu romance Érebus, coloquei como evento central de toda a trama o salvamento de uma menina em um parque de diversões e a partir disso desenvolvi a trama que já estava previamente rascunhada mostrando quem era a menina, quem a salvou, quem a estava tentando atingir e os motivos de tudo isso acontecer. Fiz tudo isso de uma forma não linear, mas de um modo que a cada capítulo lido novas informações são acrescentadas e a trama fica mais clara para o leitor.


5: Divida cada capítulos em 5 páginas de word.

Agora você sabe que terá de escrever pelo menos cinco páginas no editor de texto (eu costumo usar o word mesmo). Numa conta rápida você verá que seu livro, no final, terá um total de 100 páginas escritas (5 páginas x 20 capítulos). Como eu disse no tópico 2, este é um bom número total de páginas para iniciarmos; para algumas pessoas esse número pode ser muito e para outras pode ser pouco; eu aconselho a você escrever 100 páginas totais justamente para fazer um pouco de esforço afim de fortalecer seu "músculo mental da escrita".

6: Crie eventos secundários.

Agora que você já criou um evento principal e já sabe quantos capítulos terá para trabalhar sua trama é hora de pensar em eventos secundários. Para o modo como estamos trabalhando aqui o ideal é que você pense em 10 eventos secundários.
Um evento secundário é algo que está relacionado direta ou indiretamente com o evento principal, pode ser um desdobramento do primeiro evento, também pode ser algo que o explique ou seja a causa dele. Tenha em mente que os eventos secundários serão aqueles que vão contar a história para os leitores com a ajuda das cenas de ligação (já vamos falar delas).
Acompanhe meu raciocínio; já que definimos escrever 20 capítulos, 10 deles serão eventos secundários, 1 será o evento principal

7: Monte algumas cenas de ligação.

Cenas de ligação são capítulos que você vai dedicar para dar mais profundidade aos seus personagens, são nestes capítulos onde você vai falar mais sobre quem são seus personagens, tanto o principal quanto os coadjuvantes e mesmo o, ou, os antagonistas; fale sobre eles, mostre para o leitor quem eles são, procure dar detalhes, mas busque não ser repetitivo

8: Crie uma linha de tempo.

Crie uma linha temporal que interligue o evento principal com os eventos secundários e as cenas de ligação. Você pode fazer isso de duas formas igualmente válidas, são elas:

*Forma linear:
Seu evento principal é o primeiro capítulo apresentado na trama e você agrega seguidamente os eventos secundários e as cenas de ligação fazendo com que sua trama aconteça de forma simples e objetiva.

*Forma não linear:
O livro começa com a trama em movimento, onde o primeiro capítulo tem a função de apresentar o personagem principal ou algum personagem importante ao leitor, ou ainda, os elementos e informações que o autor julgue importante e necessário que o leitor saiba no começo da leitura.

Seja qual for sua forma de início, procure caprichar no capítulo de abertura desde as primeiras linhas, por que ele vai prender seu leitor. Veja a postagem "Como Criar um bom capítulo de abertura para seu livro". para mais informações a esse respeito.

Em breve vou falar mais sobre como escrever e desenvolver capítulos para seu livro. Também vou falar mais sobre cenas de ligação e outros tópicos importantes.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para escritores iniciantes: 7 Perguntas para criar seu personagem principal

A criação de um personagem principal exige atenção redobrada do escritor ao desenvolver sua trama, a ponto de muitas vezes um personagem ser capaz de segurar os leitores mesmo quando uma trama não é tão boa assim. Muitos autores acham que escrever um livro é simplesmente contar um relato em que um determinado personagem faz as coisas e pronto, mas isso não costuma funcionar e tem como resultado livros que não conseguem atingir seus leitores da forma correta. Escritores que pensam deste modo costuma apresentar em seus livros personagens sem muita profundidade ou carisma e isso é a fórmula para que seu livro fracasse. A magia de um livro bem escrito passa pela técnica da verossimilhança e no desenvolvimento de seu personagem principal, sobretudo, não é diferente. Mas o que seria isso, verossimilhança? Muito simples. Verossimilhança é a arte de tornar seu personagem o mais próximo possível da realidade a ponto de realidade e ficção se confundirem. Alguns autores famosos ou anônim

Escritores não estudam gramática. -- Dicas para escritores iniciantes

Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática. E o que seria isso? A própria escrita.   Escritores estudam escrita . Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores n

Serpente marinha

_O que poderia ser aquilo? As duas bolas incandescentes vinham em alta velocidade dentro da água do mar em direção ao navio, a fragata União, designada também pelo alfa numérico F-45. O alarme disparou momentos atrás por um dos sentinelas e chamou grande parte da tripulação ao convés, todos estavam muito aflitos para saber o que poderia ser aquelas duas bolas semelhantes a anéis de fogo navegando pouco abaixo da superfície d’água. Era noite e o navio seguia do Rio de Janeiro para Miami; estavam agora em águas caribenhas. Os sonares estavam captando algo que aumentava de tamanho conforme se aproximava, era uma coisa muito grande. Não parecia-se com nada que a tripulação experiente já tivesse visto em muitos anos de mar. A correria aumentou em todos os postos de combate, a sirene soou mais uma vez e anunciava posições de batalha, soldados foram alocados no convés do navio munidos de armas, outros começaram a preparar torpedos e minas de profundidade. Dois alertas foram emitidos;