Pular para o conteúdo principal

Como criar um clima para escrever?


Se você tem alguma dificuldade para começar a escrever quer seja um conto ou o capítulo de um livro, saiba que às vezes é preciso criar um clima antes de iniciar o processo de escrita, e uma boa técnica que costumo usar é escutar alguma música que me remeta àquilo que pretendo escrever. Por exemplo: Quando vou escrever algo épico escuto músicas que tenham esta sonoridade e um bom exemplo que já usei inclusive é a música To Glory do estúdio americano Two Steps From Hell. Outra música que utilizei para me inspirar foi a Master of Shadows do mesmo estúdio, usei esta quando estava escrevendo um conto spin off mais sombrio chamado Predador de anjos; derivado do meu livro Érebus
Faça o teste; existem músicas que podem ser facilmente associadas ao terror, romance, suspense, drama e todos os outros gêneros literários. Encontre aquela que combina com o que você pretende escrever e use-a para se inspirar.

Comentários

  1. Oi! ^^
    Essa é uma ótima dica!
    Eu geralmente uso música para escrever também. Normalmente a trilha sonora de algum filme que tenha a ver com a história que estou escrevendo. Filmes românticos, de terror e de aventura estão sempre na minha lista e geralmente me inspiram.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita e por seu comentário Helaina.

      Usar música para se inspirar é uma ótima técnica que ajuda a soltar a imaginação.
      Grande abraço.
      Paz, Saúde e Sucesso pra você.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como planejar escrever um livro.

Muitas pessoas com quem converso falam que gostariam de escrever algum tipo de romance, seja de terror, suspense, aventura, ficção científica etc... Essas pessoas chegam até a falar todo o conceito do livro, ou seja, contam de forma reduzida as bases de sua trama, mas nunca  escrevem realmente. Durante algum tempo isso também aconteceu comigo, mas consegui resolver esse pequeno problema de uma forma bastante simples que vou passar para vocês. Eu desenvolvi uma espécie de método que funcionou muito bem para mim e que certamente vai ajudar qualquer pessoa que tenha o desejo de escrever um romance, seja do gênero que for, eu utilizei este método para escrever meus três romances: "Érebus", Cruz de Fogo" e "Noites sem Lua". Também estou usando para escrever meus próximos livros "Nyx", "Hellius" e "Caos"; e você vai usar para escrever o seu também.

Antes de iniciarmos no passo a passo para a construção do livro é preciso dizer que você…

Uma vida a menos

Yago e Luis estavam sentados embaixo de uma marquise improvisada com telhas sobre duas vigas de madeira. Ele passaram praticamente quatro horas conversando uma série de bobagens sem sentido, falavam de seus personagens favoritos dos desenhos da televisão e não notaram o passar das horas. Era uma noite daquelas que se configuram depois de uma chuva forte de verão, o mês, Janeiro. O ar estava puro e parecia limpo; o cheiro da rua de paralelepípedos molhados entrava por suas narinas como um aroma agradável e bucólico desenvolvido por algum mestre perfumista. _ Já passa das dez horas._ Disse Yago ao amigo. _Pois é, não tem ninguém na rua, só nós._ respondeu o outro. A verdade era que a rua na qual moravam tinha uma fama ancestral, muitos na redondeza costumavam dizer que coisas estranhas ocorriam de repente e sem a menor explicação aparente. Por vezes eles mesmos já haviam presenciado algum tipo de manifestação estranha, pás pelo fato de serem apenas duas crianças, tais fenômenos eram soterra…

Como criar um bom título para seu livro

A coisa que os escritores mais gostam de fazer é escrever, logo, uma das tarefas mais complicadas para eles é criar um nome para sua obra. Desenvolver um título que concentre as características e o potencial que seu livro possui será um exercício que exigirá poder de síntese, algo que muitos romancistas não possuem.
É bem verdade que muitos autores começam a escrever já com um título para seus livros na cabeça e se este for o seu caso, parabéns, pois isto lhe poupará algum trabalho. Por outro lado, muitas vezes também, o título escolhido antecipadamente não reflete o que há na trama. Só para citar como um exemplo prático; quando eu estava escrevendo meu terceiro romance, iniciei o projeto com a idea de chamar o livro de "Fantasias do mal", durante o processo de escrita percebi que aquele nome não captava a dimensão de tudo o que a trama tinha; abandonei o nome inicial e após terminar de escrever todo o livro fiz uma pequena pesquisa e cheguei à conclusão de que o nome mais …