Pular para o conteúdo principal

Como vender seu livro: A pena é cada vez mais forte que a espada.



Para fazer seu livro vender de forma eficaz atualmente, um dos conceitos que você precisa ter em mente é este:

"A pena é cada vez mais forte do que a espada."

O que eu quero dizer com isso? Muito simples.

Eu quero dizer que ideias valem mais do que força, ou seja, você não vai tornar seu livro em um sucesso de vendas apenas fazendo o trabalho clássico de escrever e enviar seu manuscrito para as editoras convencionais, como os escritores faziam na época antes da internet, ou, tentando empurrar seu livro feito sob demanda para seus parentes, familiares e ou conhecidos; acredite, eu tentei. (Quero fazer uma ressalva de que isso pode até acontecer, mas as chances estão contra você nesse modelo).
Então por que não adotar uma postura mais estratégica que coloque as chances a seu favor e migrar para um novo modelo, um modelo que não dependa tanto assim da vontade de outros para que seu livro seja descoberto pelos leitores, vendido e comprado em larga escala?

Então você pergunta: Que modelo é esse?
O modelo digital.

O que fará toda a diferença é que você tenha ideias inovadoras de divulgação usando as ferramentas multiplicadores que dispomos atualmente. Basicamente estas ferramentas estão ligadas à tecnologia e à internet, são as plataformas de publicação na web. Tenha em mente que a internet possui o poder maravilhoso de multiplicar seus esforços por muitas e muitas vezes, além da capacidade de dar alcance e escala para a venda de seu produto (seu livro), procure usar isso a seu favor....


Muitas pessoas que aspiram ser autores de sucesso têm muita disposição para fazer acontecer, por isso correm atrás, vão a uma gráfica pagam por uma tiragem que geralmente fica em suas garagens ou quartos sem ter qualquer saída, porque estes autores não pensaram em uma estratégia que possibilite ao seu livro alcançar o leitor.
Escrever um livro e produzi-lo em uma gráfica é o que eu chamo de "modelo antigo", isso significa que o poder de alcance neste tipo de projeto é muito pequeno, mesmo que a pessoa produza uma tiragem de mil exemplares, o que hoje em dia é um pouco difícil para iniciantes e bem raro de acontecer; o máximo que este autor vai conseguir vender são os mil livros e mesmo assim com muito esforço para trabalhar a logística de armazenar e distribuir por conta própria; ele terá de visitar livrarias para tentar formar parcerias, terá de organizar eventos de laçamento e autógrafos e terá de se esforçar muito para mostrar para as pessoas que seu livro possui um valor que justifique aos outros comprá-lo. Temos de concordar que isso é uma tarefa exaustiva e dispendiosa, principalmente para autores que estão começando; e sei disso por experiência própria.


Agora, imagine se ao invés disso este autor utilizar o que chamo de "Novo modelo", ou seja, vendê-lo de maneira digital. A tecnologia tem o poder de potencializar o seu esforço e alavancar suas capacidades, desde que seja utilizada corretamente. Vender seu livro a partir de um PDF ou Epub significa ter muito menos trabalho, muito menos gastos R$ e alcançar muito mais pessoas em menos tempo.
_ Isso significa que seu livro vai vender mais?
_ Não necessariamente.
_ Então qual é a grande vantagem?
_ As chances de seu livro vender muito mais aumentam explosivamente.

Enquanto você teria de fazer várias abordagens, uma por vez, para demonstrar seu livro aos leitores no mundo físico; no mundo virtual, seu livro pode estar sendo visto ao mesmo tempo por várias pessoas inclusive em outros países de língua portuguesa.

Só para citar um exemplo particular: Possuo um livro digital que é acessado diariamente por uma média de cem pessoas; às vezes mais, às vezes menos, mas na média são cerca de cem. Além disso, ele recebe acessos de pessoas em países como Angola, Portugal, Estados Unidos, Espanha e outros. Agora imagine: Como eu poderia fazer isso acontecer com o livro físico? Seria quase impossível; demandaria muito esforço e desgaste, mas com a internet a meu favor este milagre da multiplicação dos acessos acontece todos os dias. E eu quase esqueci de mencionar que essa média de cem acessos logo será revisada para mais.
Diariamente milhares de pessoas, para não dizer milhões, procuram por conteúdos usando as ferramentas digitais, e o simples fato de seu livro está lá em algum lugar já é um ótimo começo (não é o que vai determinar o seu sucesso), mas sem dúvida  é a base para que ele possa acontecer se você seguir os outros passos corretamente.

Se você deseja vender seu livro com sucesso creio que o caminho mais estratégico para isso é usar a internet. Em outras postagens vou abordar de forma mais específica algumas ferramentas que uso e que podem ser úteis para outros autores iniciantes. Por agora fica esta sacada: Pense seu livro de maneira digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como planejar escrever um livro.

Muitas pessoas com quem converso falam que gostariam de escrever algum tipo de romance, seja de terror, suspense, aventura, ficção científica etc... Essas pessoas chegam até a falar todo o conceito do livro, ou seja, contam de forma reduzida as bases de sua trama, mas nunca  escrevem realmente. Durante algum tempo isso também aconteceu comigo, mas consegui resolver esse pequeno problema de uma forma bastante simples que vou passar para vocês. Eu desenvolvi uma espécie de método que funcionou muito bem para mim e que certamente vai ajudar qualquer pessoa que tenha o desejo de escrever um romance, seja do gênero que for, eu utilizei este método para escrever meus três romances: "Érebus", Cruz de Fogo" e "Noites sem Lua". Também estou usando para escrever meus próximos livros "Nyx", "Hellius" e "Caos"; e você vai usar para escrever o seu também.

Antes de iniciarmos no passo a passo para a construção do livro é preciso dizer que você…

Uma vida a menos

Yago e Luis estavam sentados embaixo de uma marquise improvisada com telhas sobre duas vigas de madeira. Ele passaram praticamente quatro horas conversando uma série de bobagens sem sentido, falavam de seus personagens favoritos dos desenhos da televisão e não notaram o passar das horas. Era uma noite daquelas que se configuram depois de uma chuva forte de verão, o mês, Janeiro. O ar estava puro e parecia limpo; o cheiro da rua de paralelepípedos molhados entrava por suas narinas como um aroma agradável e bucólico desenvolvido por algum mestre perfumista. _ Já passa das dez horas._ Disse Yago ao amigo. _Pois é, não tem ninguém na rua, só nós._ respondeu o outro. A verdade era que a rua na qual moravam tinha uma fama ancestral, muitos na redondeza costumavam dizer que coisas estranhas ocorriam de repente e sem a menor explicação aparente. Por vezes eles mesmos já haviam presenciado algum tipo de manifestação estranha, pás pelo fato de serem apenas duas crianças, tais fenômenos eram soterra…

Como criar um bom título para seu livro

A coisa que os escritores mais gostam de fazer é escrever, logo, uma das tarefas mais complicadas para eles é criar um nome para sua obra. Desenvolver um título que concentre as características e o potencial que seu livro possui será um exercício que exigirá poder de síntese, algo que muitos romancistas não possuem.
É bem verdade que muitos autores começam a escrever já com um título para seus livros na cabeça e se este for o seu caso, parabéns, pois isto lhe poupará algum trabalho. Por outro lado, muitas vezes também, o título escolhido antecipadamente não reflete o que há na trama. Só para citar como um exemplo prático; quando eu estava escrevendo meu terceiro romance, iniciei o projeto com a idea de chamar o livro de "Fantasias do mal", durante o processo de escrita percebi que aquele nome não captava a dimensão de tudo o que a trama tinha; abandonei o nome inicial e após terminar de escrever todo o livro fiz uma pequena pesquisa e cheguei à conclusão de que o nome mais …